PASSO A PASSO PARA O DESENVOLVIMENTO DOS PROJETOS
Ponta pé incial, primeira reunião após assinatura o contrato.
É uma etapa preliminar realizada em conjunto com o cliente, para que o arquiteto possa compreender suas necessidades e anseios para a futura casa. No levantamento são definidos os conceitos preliminares norteadores da proposta que será desenvolvida, objetivos, programa de necessidades, padrões básicos dos sistemas construtivos e acabamentos.
Nesta fase são coletados dados, indices e informações gerais para que sejam tomadas as decisões sobre o inicio do Estudo Preliminar.
Alguns dos itens que serão levados em consideração são:
Nesta etapa são apresentados:
Também conhecido como “Projeto Legal”, contém informações mínimas para a análise pela prefeitura ou condomínios, quando necessário.
O projeto legal deve conter:
Geralmente estas plantas são mono cromáticas, representadas sob norma da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).
A quantidade de plantas está ligada diretamente ao tamanho da edificação, geralmente construção até 800m² são encaixadas numa Folha A0.
As escalas exigidas são 1/100 e 1/200.
A partir destas plantas que a prefeitura emite o “Alvará de Construção” após a aprovação do projeto. Tem prazo para iniciar a obra (geralmente 06 meses) sendo cobrado a taxa de renovação até a retirada da carta de habitação.
Os projetos complementares se apresentam como o projeto elétrico, hidráulico, de luminotecnia, de telefonia, dentre outros, e possuem o nome complementares porque completam o projeto arquitetônico com informações precisas e adaptadas à ele.
Aqui estão listados alguns projetos complementares que deverão serem escolhidos e selecionados de acordo com cada obra:
Os projetos complementares são um guia para execução da obra e importante para que as necessidades do cliente ou usuário sejam transformadas na melhor solução, o que não inclui apenas estética, mas também, condições de habitação, acesso, conforto, eficiência da edificação, racionalização dos custos e melhores prazos.
De acordo com a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), o projeto executivo é “o conjunto de informações técnicas necessárias e suficientes para a realização do empreendimento, contendo de forma clara, precisa e completa todas as indicações e detalhes construtivos para a perfeita instalação, montagem e execução dos serviços e obras objeto do contrato”.
Ou seja, é no projeto executivo que serão reunidos todos os componentes da obra, como materiais descritivos, cálculos estruturais, desenhos, especificações técnicas e executivas, cronograma e planilhas de orçamento.
Isso evita surpresas e erros estruturais durante a execução da obra, bem como garante a produtividade no canteiro de obras.
Não se esqueça que é de suma importância que a construção esteja de acordo com as normas da ABNT, do contrário poderá perder sua validade, além de dificultar o processo de obtenção de alvarás e licenças para o início da obra.
Alguns dos elementos que compõem o projeto executivo são: